''Nada vai faltar'' - Salmo 23

Nada vai faltar. Sem dúvida alguma é uma frase forte. O que Davi queria dizer quando afirmou que o Senhor é o meu pastor e NADA VAI ME FALTAR?

ESTUDO BÍBLICO

Rev. Roberto Kunzendorff Junior (pastor da IELB em Brasília/DF)

2/17/20224 min read

''Nada vai faltar'' - um estudo sobre Confiança - baseado no Salmo 23

Nada vai faltar. Sem dúvida alguma é uma frase forte. A Bíblia está cheia frases assim:

- NADA vai nos separar do amor de Deus, que está em Jesus (Romanos 8.38-39)

- NADA é impossível para Deus (Lucas 1.37)

O que estes textos tem a dizer, além do que a gente entende numa primeira leitura?

O que Davi queria dizer quando afirmou que o Senhor é o meu pastor e NADA VAI ME FALTAR?

O que isso significa para mim, para a minha família, para a igreja neste tempo de pandemia, de medos, insegurança, desconfiança...

Bom, é sobre isso que vamos conversar agora!

1. O Senhor é o Meu Pastor | v. 1

1. O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará.

O SENHOR É O MEU PASTOR - Importante destacar logo de início que a gente sempre vê o Salmo 23 com ênfase apenas no pastor. Parece que é o único conteúdo, mas não é. Está dividido em dois momentos:

- 1-4: Davi jovem, pastor de ovelhas;

Relaciona o cuidado de Jesus (pastor) com as pessoas (ovelhas)

- 5-6: Davi pouco menos jovem, como Rei de Israel;

Fala do Deus Rei, que protege os seus dos inimigos e lhes dá vitórias.

Portanto, neste começo Davi está falando como pastor de ovelhas. Ele sabe da importância do pastor para a ovelha e se coloca na condição de ovelha cujo pastor é o Senhor, o bom pastor, o melhor, o único. O pastor que cuida como ninguém. E isso fica claro nos verbos do texto: Nada faltará, Faz descansar, Leva para águas, Renova as forças, Guia por caminhos certos...

Mas é interessante que Davi não diz: Eu sou ovelha do Senhor. Mas diz: O Senhor é o meu pastor. A ênfase está no agente do pertencimento. Deus me fez sua ovelha, e não o contrário. Portanto, o Senhor é o meu pastor, Meu Dono, Meu Senhor ... Não estou largado no planeta a mercê do acaso, girando aleatoriamente, mas eu pertenço ao Senhor, tenho um lugar, um colo. E melhor: Não apenas sou seu, mas sou cuidado por ele.

2. Nada me faltará | v. 1

1. O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará.

NADA ME FALTARÁ | NADA VAI FALTAR - O verbo rassar (faltar) é especialmente significativo aqui. Quando ouvimos Davi dizer que nada vai faltar (e isso se referindo ao Deus todo poderoso), duas coisas nos vem a mente:

1. Vamos ter tudo que a gente quiser, tudo que a gente imaginar;

2. Que vamos ter apenas coisas boas, coisas que nos agradam;

Mas o verbo rassar significa mais, significa tudo aquilo que eu realmente preciso. Na verdade, tudo aquilo que Deus julga que é bom para mim (Sua vontade é boa, perfeita e agradável), e não necessariamente o que eu acho que seja bom. Portanto, nada vai faltar significa que às vezes não vão faltar lutas, sofrimentos, medos, inseguranças. E isso Davi vai confirmar na sequência quando fala do vale da sombra da morte... Vamos passar por ele, ou seja, o Deus que não me deixa faltar nada não é aquele que o tira do mundo e o leva pro céu bem cedo para que vida seja perfeita de uma vez, a abundância de tudo do bom e do melhor. Mas aquele que mesmo estando eu aqui e em algum momento passe neste vale escuro, Ele está por perto, não deixa faltar proteção, cuidado, amor... Porque como eu vou experimentar cuidado se não me sentir em situação de perigo, de ameaça, escuridão?

Portanto, nada vai faltar significa algo mais amplo. Claro, significa que vou ter momentos bons, e muitas coisas boas (e tudo que tenho de bom veio do meu pastor). Mas significa também que quando passar por qualquer dificuldade, meu pastor não vai me deixar só, ao contrário, vai me cuidar de maneira tão especial, que vou passar tranquilo.

3. O pastor está comigo no vale | v. 4

4. Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó

SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.

O PASTOR ESTÁ COMIGO NO VALE - Davi foi um simples pastor de ovelhas, teve a profissão mais comum daquela época. Mas Davi chegou ao topo do mundo sendo o grande rei de Israel, o maior de todos os reis. E curiosamente foi nesta condição, de o homem mais poderoso do mundo em seu tempo, que Davi experimentou os horrores do vale escuro da morte, depois de ter feito muitas coisas erradas e ter que fugir. E foi lá no vale que Davi teve, por outro lado a melhor experiência da vida: O Bom Pastor estava lá.

Seguramente foi algo que Davi jamais imaginou. Ele tinha errado muito, pecado grosseiramente, estava fugido, ameaçado de morte. Mas o seu pastor estava lá, perseguindo Davi com bondade e amor, v. 6.

Queridos, ainda que eu mesmo comprometa meu bem estar com meus erros e pecados, o meu pastor promete me cuidar. E como são tantos e profundos os vales escuros da vida... Enfermidades, lutos, perseguições, ameaças, perdas, separações, epidemias...

MAS NO VALE ESCURO EU NÃO ESTOU SÓ. Meu pastor está comigo. Por isso, tenho direção no vale. Não vejo nada, um palmo na frente, mas eu sei quem me guia. Eu sinto o cajado me tocando, sua Palavra me direcionando e pela fé já posso antever a luz, o fim do vale, os pastos verdes e as águas tranquilas.

CONCLUSÃO

NADA VAI FALTAR, QUERIDOS.

É possível que ao longo da semana eu sinta que algo pareça faltar, mas que eu me lembre da Palavra de hoje. O pastor vai estar lá / Nada vai faltar .... CONFIE!

É possível que ao longo da semana eu passe pelo vale, mas que eu me lembre da Palavra de hoje. O pastor vai estar lá / Ele não vai faltar ... CONFIE!

Pode faltar luz, animo, coragem, pão, esperança... Mas jamais vai faltar Jesus!

E onde Jesus está, nada vai faltar! CONFIE!

AMÉM!

Estudo escrito pelo Rev. Roberto Kunzendorff Junior - pastor da IELB em Brasília (DF)