Orações

Segundo o Catecismo Menor, de Martinho Lutero

DOUTRINA

10/2/20132 min read

Como o chefe de família deve ensinar a orar de manhã e de noite em sua casa

Bênção da Manhã
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém. Então, de pé ou de joelhos, dize o Credo e o Pai Nosso. Se quiseres, podes dizer mais esta pequena oração:

Meu Pai celestial, graças te dou, por Jesus Cristo, teu amado Filho, por me haveres defendido de todo o dano e de todos os perigos da noite passada, e peço­-te que me preserves também neste dia do pecado e de todo o mal, para que todas as minhas ações e a minha vida te agradem. Nas tuas mãos me entrego, de corpo e alma, bem como todas as cousas. Esteja comigo o teu santo anjo, para que o inimigo maligno não tenha poder algum sobre mim. Amém.

Feito isto, começa o teu trabalho alegremente, cantando um hino como por exemplo, sobre os Dez Manda­mentos ou sobre qualquer cousa que a tua devoção te sugerir.

Bênção da Noite
A noite, antes de recolher-te, faze o sinal da santa cruz, dizendo: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém. Então, de pé ou de joelhos, dize o Credo e o Pai Nosso. Se quiseres, podes dizer mais esta pequena oração:

Meu Pai celestial, graças te dou, por Jesus Cristo, teu amado Filho, por me haveres protegido bondosa­mente neste dia, e peço-te que me perdoes todos os pecados e o mal que fiz e me protejas por tua graça nesta noite. Nas tuas mãos me entrego, de corpo e alma, bem como todas as cousas. Esteja comigo teu santo anjo, para que o inimigo maligno não tenha poder algum sobre mim. Amém.

Feito Isto dorme tranquilamente.

Como o chefe de família deve ensinar a pedir bênção e dar graças em sua casa

Bênção
Os filhos e os empregados achegar-se-ão à mesa com reverência, juntarão as mãos e dirão: Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo. Abres a tua mão e satisfazes os desejos de todos os viventes. Amém.

Depois se dirá o Pai Nosso e a oração seguinte: Senhor Deus, Pai celestial, abençoa-nos a nós e a estes teus dons que de tua bondade vamos receber, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Agradecimento
Igualmente, depois da refeição, dirão com reverência e de mãos postas: Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre. É o que dá mantimento a toda a carne; o que dá aos animais o seu sustento, e aos filhos dos corvos, quando clamam. Não se deleita na força do cavalo nem se compraz nas pernas do varão. O Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.

Depois se diz o Pai Nosso e a oração seguinte: Graças te damos, ó Senhor Deus, Pai celestial, por todos os teus benefícios, tu, que vives e reinas para sempre, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor! Amém.